Como a causa mais comum de perda de cabelo nos homens, a calvície masculina padrão, também conhecida como alopecia androgenética, é uma condição que poucos escapam. Começa com entradas nas têmporas e se desenvolve para uma linha capilar recuada e uma coroa rala. Os afetados acabam carecas em cima com alguns cabelos nas laterais e atrás. Este tipo de perda de cabelo pode ser particularmente perturbador e os homens que a experimentam frequentemente perguntam: “A calvície masculina padrão é reversível?”

A alopecia androgenética é permanente?

O cabelo perdido com a alopecia androgenética é considerado permanente e não volta a crescer sozinho. No entanto, há uma série de soluções que podem ajudar a parar este tipo de perda e estimular o crescimento do cabelo.

Revertendo a perda capilar

  • A finasterida é uma medicação oral que inibe a ação de uma enzima causadora da perda capilar. Ensaios clínicos descobriram que 90% dos homens durante um estudo de cinco anos ganharam ou mantiveram seus cabelos.

  • O minoxidil é um medicamento tópico que aumenta o tempo que o cabelo fica na fase anágena de seu ciclo de crescimento. Aplicá-lo no couro cabeludo diariamente tem demonstrado estimular o crescimento rápido dos cabelos em muitos pacientes.

  • Saw palmetto é um extrato vegetal natural com efeitos semelhantes aos da finasterida e pode ser tomado como um suplemento dietético. Está incluído na linha Vitruvian da Vinci Hair Clinic, juntamente com uma variedade de outros produtos para o crescimento capilar, complementar a extratos botânicos, vitaminas e minerais.

  • A terapia com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é a injeção dos fatores de crescimento do portador da queda capilar (extraídos de seu próprio sangue) no couro cabeludo para melhorar o crescimento do cabelo. É um tratamento de restauração capilar relativamente novo que tem sido usado há muitos anos em                                                             outras áreas médicas.

Transplantes de cabelo para calvície masculina

Medicamentos e outras terapias para a perda de cabelo podem ser muito eficazes, especialmente no tratamento de calvície masculina padrão em seus estágios iniciais. No entanto, outras abordagens ao tratamento podem ser necessárias se os folículos capilares estiverem inativos e não tiverem crescendo por um longo período ou se a perda de cabelo tiver progredido significativamente. Para homens com alopecia androgenética avançada, os transplantes capilares oferecem uma solução permanente e de ótima aparência. Os transplantes capilares FUT e FUE também são uma opção cada vez mais popular para homens mais jovens que querem evitar que a queda de cabelo progrida.

A calvície masculina é reversível?