Alopecia significa perda de cabelo e o termo é frequentemente usado para descrever várias condições que causam calvície. Isso pode ser confuso para aqueles cujo conhecimento médico é limitado e pode até causar preocupação desnecessária. Simplificamos e montamos este guia para ajudá-lo a entender os diferentes tipos de alopecia.

 

Alopecia androgenética

Também conhecida como calvície, a alopecia androgenética pode afetar homens e mulheres. É o tipo mais comum de perda de cabelo, experimentada por cerca de 50% dos homens e mulheres no momento em que eles atingem a meia-idade. É causada por hormônios e genética. A calvície de padrão masculino começa com o desbaste na linha do cabelo e na coroa, deixando apenas uma zona de cabelo em forma de ferradura nas laterais e na parte de trás da cabeça, se não for tratada. A perda de cabelo no padrão feminino é mais difusa, causando queda em toda a cabeça.

Alopecia areata

Alopecia areata é frequentemente chamada de calvície localizada porque causa manchas circulares distintas da perda de cabelo. É uma doença autoimune, o que significa que o próprio corpo do doente ataca os folículos capilares, interpretando-os como corpos estranhos nocivos.

Alopecia total e alopecia universal

Quando o cabelo do couro cabeludo, as sobrancelhas e os cílios caem por causa da alopecia areata, ela é chamada de alopecia total. A forma mais avançada de alopecia areata é a alopecia universal, que causa perda de cabelo mais extensa. Quem tem a doença sofre perda de cabelos e pelos faciais, bem como os pelos do corpo.

Alopecia por tração

A alopecia por tração é a perda de cabelo causada pelo puxão. A condição geralmente se desenvolve em pessoas que usam o cabelo preso por longos períodos. A tensão que isso causa no folículo pode realmente rasgar o cabelo na raiz. Em alguns casos, essa condição ocorre porque o indivíduo desenvolve um hábito compulsivo de puxar o próprio cabelo, chamado de tricotilomania.

Felizmente para quem sofre de alopecia, a ajuda está à mão. A Vinci Hair Clinic é especialista no tratamento da calvície padrão masculina, alopecia areata e alopecia por tração e oferece uma variedade de soluções de restauração capilar: médicas, não cirúrgicas e cirúrgicas. Ela oferece avaliações gratuitas e privadas para a perda de cabelo de homens e mulheres, incluindo um diagnóstico profissional e aconselhamento personalizado sobre o tratamento.

 

 

Entendendo os diferentes tipos de alopecia